30 janeiro 2011

Teste de gravidez

Então gente...
Hoje (com 4 dias de atraso) resolvi fazer o teste de gravidez de farmácia. Resultado conforme esperado: 1 único e mísero risquinho.
Sabe aquele fiozinho de esperança??? Ele existia. Às vezes pensava assim: "Talvez eu tenha muuuita sorte e esse mês tenha ovulado. Aí nem chegarei a fazer tratamento pra ovulação."
Triste. Mas parece que não é bem assim e terei que tomar medicação mesmo.

De qualquer forma vou esperar mais uns dias e fazer o exame de sangue pra confirmar. E depois rumo ao consultório de fertilização novamente.

Beijos e uma ótima semana a todos!

27 janeiro 2011

Quase sem TPM

Hoje é o 30º dia do ciclo e quase nada de tpm.
Geralmente no 25º dia já começavam as dores de cabeça, dores nos seios, mal humor, mesmo a monstra vindo 2, 3 ou até 4 semanas depois. Ou seja, passava mais dias com tpm do que sem.
Vou esperar até o 38º dia para fazer um teste de farmácia e o BetaHcg (aproveito e já faço o exame de prolactina).
Nem precisaria fazer o teste de farmácia, né? Mas é tão legal! hahahahahah Mesmo dando sempre 1 risquinho. (Será que existe o 2º risquinho?)
Bom, caso ambos dêem negativos vou tomar farlutal por 5 dias pra ela descer.
Depois é só ligar pro médico pra marcar as US seriadas e o exame pós coital.

Não tenho grandes esperanças nesse mês... sei lá... intuição.

Beijos férteis!

24 janeiro 2011

Calculadora da Fertilidade

Sempre tive dificuldades em saber o meu período fértil, por 2 motivos:
1º - não tenho nenhuma mudança física nessa fase
2º - não sei se tenho problemas com ovulação

Então procurei algumas calculadoras de fertilidade, pra pelo menos, caso eu ovule normalmente, treinar no período certo. Procurei, procurei e procurei. As únicas calculadoras que encontrei até ontem foram para ciclos regulares, ou seja, de 28 até 32 dias.

Mas hoje encontrei, sem querer, uma calculadora para ciclos longos como os meus:

Não sei se é precisa, mas mesmo assim vou tentar, pelo menos por enquanto que não estou fazendo nenhum tratamento.

Espero que ela seja útil para vocês também.

Beijos

20 janeiro 2011

Consulta com especialista em fertilização

Enfim chegou o dia... Ontem eu e o Jonas tivemos a tão esperada consulta com o médico Fernando Sanches, especialista em fertilização na cidade de Blumenau.

A 1ª impressão foi boa.
Após um longo interrogatório sobre nossa vida juntos e análise de alguns exames que levamos, o médico chegou à conclusão de que é bem provável que o problema seja somente anovulação (falta de ovulação). Ele disse que a ansiedade não afeta o processo por tanto tempo assim, no nosso caso 1 ano e 7 meses.
Por precaução alguns exames serão feitos:

- Espermograma: já foi feito, porém será repetido em laboratório diferente.
- Dosagem de prolactina: o meu nível desse hormônio está um pouco acima do normal. O médico falou que às vezes somente diminuindo esse nível já é suficiente para ovular normalmente.
- Pós coito: tem um outro nome esse exame, mas não me recordo no momento. Funciona assim: Após relação sexual tenho que ir no médico, em até 10 horas, para ele examinar meu útero. Algumas mulheres desenvolvem um anticorpo na parede do útero, que mata os espermatozóides. Vamos ver se não estou matando os bichinhos sem querer.
- Ultrassonografia seriada: no próximo ciclo terei que fazer algumas ultrassonografias com intervalos de 2 ou 3 dias cada, para ver a evolução das minhas trompas, ovários, etc.

Se a minha anovulação for confirmada então terei que tomar alguns indutores de ovulação e outros medicamentos mais fortes, caros e injetáveis (aaaaiiiiii).
Mesmo assim, estou torcendo pra que seja somente isso, pois com um pouco de sorte e bastante dedicação, em alguns meses é bem provável que eu consiga engravidar.
Se o problema não for anovulação então terei que fazer outros exames, como por exemplo a Vídeolaparoscopia. Mas sinto que não vou precisar dele.

Agora é só esperar o próximo ciclo.
Fevereiro vai ser um mês de muitas idas ao médico.
Vambora!

Beijos

17 janeiro 2011

Diferenças entre Inseminação e Fertilização


Mais do que a gente imagina, muitas pessoas confundem essas duas técnicas e até acham que é a mesma coisa, só que elas são bem diferentes em método, custo e taxa de sucesso.

Conversando com algumas amigas percebi que muitas, inclusive eu, não sabem exatamente quais são essas diferenças básicas.

Segue uma breve explicação extraída de alguns sites:

INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL

Após o sêmen ser coletado ele recebe um tratamento em laboratório para aumentar a sua concentração, ou seja, pra dar uma turbinadda básica e depois é injetado no útero da mulher.
Simples!
Essa técnica é mais usada quando a mulher tem algum problema uterino ou quando o homem tem poucos espermatozóides. É um método mais barato e tem um índice de sucesso em torno de 15%.

FERTILIZAÇÃO IN VITRO

Essa técnica consiste em fazer a fecundação fora do organismo. É usada por mulheres que fizeram ligamento das trompas e até por mulheres que já estão na menopausa (não ovulam mais).

Funciona assim: a paciente recebe um tratamento para liberar mais de um óvulo por ciclo (o normal é apenas 1). Esses óvulos são aspirados por uma agulha e colocados em meio de cultura com nutrientes. Os espermatozóides são depositados no mesmo recipiente. O óvulo, depois de fertilizado, vai para uma estufa onde começa a ocorrer a divisão celular e formar o embrião. Após cerca de 72 horas o embrião é colocado no útero da mulher. Geralmente são implantados mais de 1 embrião para aumentar a chance de ocorrer a gravidez. Por isso é tão comum o nascimento de gêmeos ou trigêmeos.
Existem alguns casos em que o esperma pode ser colhido e guardado para fazer uma inseminação futura. Ele pode ser congelado por até 3 anos.
Este é um tratamento bem mais caro do que a inseminação artificial mas obtém taxas de sucesso em torno de 40% em cada tentativa, dependendo da idade da mulher.

Espero que tenha ajudado.

Beijos


04 janeiro 2011

2011 PROMETE


FELIZ ANO NOVO!!!
QUE O ANO DE 2011 SEJA O ANO TÃO ESPERADO PARA AS FUTURAS MAMÃES.

Esse ano passou muuuito rápido, nem parece que passei por tantas tentativas frustradas.
Mas 2011 promete! Dia 19 de janeiro tenho consulta com um especialista em fertilização e vou fazer tudo bem direitinho pra dar um tiro certeiro, nem que leve mais alguns meses.
Também estou torcendo muito pra 2 amigas em especial (Léa e Michelle), que também estão na tentativa há alguns anos. TUDO VAI DAR CERTO!!!

Quanto aos ciclos... continuam super desregulados:
Meu penúltimo ciclo foi de 53 dias... Fiz o gráfico da temperatura basal, mas não adiantou muito, não tive grandes diferenças de temperatura nas fases do ciclo.
O último ciclo foi de 43 dias...
Dia 29/12, quando começou meu ciclo atual comecei a tomar Saúde da Mulher. Muita gente havia me indicado e o médico disse que não ía fazer mal nenhum, então decidi começar.
Até agora não sei qual é o gosto porque simplesmente fecho o nariz e engulo tudo de uma vez, e ainda sem respirar coloco algum doce na boca, heheheeh. Funciona.
Percebi que a minha monstra está durando mais dessa vez, como nunca durou antes. Não sei o porquê disso, mas prefiro pensar que o remédio está fazendo uma limpeza profunda no meu útero, o que deve ser bom depois de 15 anos de pílula e 3 meses de indução da ovulação.

Mas é isso... dia 20 de janeiro volto pra falar como foi a consulta.

Beijos férteis