21 junho 2011

Arrumação do quartinho e Receita do Cupcake

Meninas,
obrigada pelas dicas sobre a concha de amamentação e pelas opiniões sobre o US 3D. Fico mais tranquila sobre nossa decisão em não fazer.

Ontem de tarde os marceneiros terminaram de montar o quartinho da Beatriz.
Cheguei em casa do trabalho e não me aguentei: passei pano em tudo e guardei as coisinhas dela.
Óiiinnnnn, tudo tão fofo, tão minúsculo! Não dá vontade de parar de olhar.
Hoje de noite ainda tem coisa pra fazer, pois o armário é enorme e mais da metade dele será utilizado para guardar coisas nossas.
Final de semana talvez chegue a poltrona de amamentação e a gente consiga pintar o quartinho.
Depois, talvez na semana que vem chegue o papel de parede, e na metade do mês que vem o bercinho.
Aí sim poderei tirar uma foto digna e mostrar pra vocês.
Não vejo a hora de tudo ficar pronto. Não tanto pela ansiedade (que já é grande por natureza), mas pra ir eliminando itens da ENORME lista de pendências que um bebê traz junto consigo e poder curtir tudo com tranquilidade, sem pressão de resolver as coisas.

Mudando de assunto:
Algumas seguidoras me pediram pra postar a receita do cupcake.
Aí vai. Espero que gostem. Depois me contem como ficou.

CUPCAKE

MASSA BÁSICA


3 xícaras cheias de farinha de trigo
2 1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
1 1/3 xícaras de açúcar
2/3 xícara de manteiga sem sal
2 ovos
1 1/2 xícara de leite
1 colher de chá de essência de baunilha

PREPARO

Misture a farinha, sal e fermento em pó. Reserve. Em outro recipiente, bata o açúcar e a manteiga, até ficar homogêneo. Adicione os ovos e a essência de baunilha. Depois que se transformar em um creme, vá adicionando a farinha aos poucos, alternando com o leite e continue batendo por um minuto.
Depois de tudo batido e mexido, coloque nas forminhas (que já devem estar dentro da forma-mãe), coloque no meio da massa um pedaço de chocolate ao leite e asse por 20 ou 30 minutos. Após retirar do forno, espere esfriar para colocar a cobertura que quiser.

******************************************************************************
COBERTURA DE GLACÊ (nossa 1ª tentativa)


300g de açúcar (refinado ou de confeiteiro)
220ml de água
1 colher de sobremesa de essência à sua escolha +-20ml
1colher de chá de corante alimentício ou tang de morango
1 colher de sopa de emulsificante

PREPARO: Com uma peneira bem fina peneire o açúcar em uma vasilha alta o suficiente para se usar a batedeira. Junte todos os outros ingredientes exceto o corante.
Com a batedeira bata até criar consistência de creme, adicione o corante e bata mais alguns segundos. Com o auxílio de uma espátula retire todo o creme das peças da batedeira e misture ao resto dele na vasilha.
Coloque o creme em um saco de confeitar com o bico em forma de asterisco ou estrela.
Os cupcakes devem estar frios na hora de colocar a cobertura.
Sobre a vasilha faça o teste da cobertura, segurando firme o saco para não vazar creme, pressione de forma que o creme saia até a aparência dele estar uniforme e brilhante.
Agora que ele está no ponto confeite o cupcake começando das bordas segurando o saco a 90º.
A pressão no saco deve ser contínua para a cobertura sair sempre com as mesmas dimensões.
Antes de fechar o círculo de cobertura mova o bico de confeitar para 45º e mova-o um pouco para o interior do primeiro círculo, volte para 90º e quase complete outro círculo.
Quando for subir para o 3º e último andar da cobertura mantenha o saco a 90º e faça um semicírculo terminado, em uma ponta que deve ser puxada paralelamente a cobertura.
Salpique chocolate ralado em cima pra dar uma corzinha ou coloque algum confeito de sua preferência.

Seu cupcake está decorado e delicioso, leve a geladeira por 1 hora antes de servir ou expor.


******************************************************************************


COBERTURA COM NUTELLA (nossa 2ª tentativa)


PREPARO: Misture 180 gramas de Nutella com ½ caixa de creme de leite. Leve à geladeira por 40 minutos. Coloque a cobertura em um saco de confeitar e decore toda a superfície do bolinho. Decore com confeitos de sua preferência. Como ele deve ser consumido em 24 horas, prepare o bolinho antes e finalize a cobertura no dia do evento.

Observação: Essa cobertura ficou mais gostosa do que a de glacê, mas ficou meio mole, escorrendo, e para uma grande quantidade sai caro.


******************************************************************************


COBERTURA COM GANACHE (Não testamos)

PREPARO: Numa panela, leve 250 ml de creme de leite fresco ao fogo até esquentar bem, sem ferver. Tire do fogo, coloque 200 gramas de chocolate meio amargo picado e mexa até dissolver completamente. Deixe esfriar e decore os cupcakes já frios.

******************************************************************************


COBERTURA COM CREME DE CHOCOLATE (Não testamos)

PREPARO: Bata 6 colheres (de sopa) de manteiga sem sal com 2 colheres (de cha) de essência de baunilha. Reserve. Em outra vasilha misture 3 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado com ¾ de xícara de chocolate em pó peneirado. Acrescente o creme reservado e bata bem até conseguir um creme homogêneo. Adicione aos poucos e aproximadamente um terço de xícara de leite. Continue a bater por mais 1 ou 2 minutos até conseguir o ponto de creme.

Buon Apetit!

15 comentários:

Talita disse...

Hmmm essas fotos que mexem com minha gula rs
Cintya, penso que nem você... alguns acham que é ansiedade boba essa de querer tudo pronto mas eu acho que tem muita coisa na lista e que até o sétimo mês é bom ter tudo encaminhado.

Beijossss

Renata disse...

AAAAhhhh, quero um cupcake desses!!!!!
Tô louca pra ver fotos do quartinho da Bia!!!
Bjs, Re

Franciele Galantine disse...

Estou ansiosa para ver a fotinha do quarto da Bia, olha me deu água na boca esses cupcake..beijocas minha e do João

Anônimo disse...

Não estou conseguindo comentar nos blogs... snif.. snif...
Nossa os cupcakes ficaram lindos... Será que fica bom mesmo fazer de um dia para o outro?
To adorando as ficas para o chá.. continue postando
Stella

Angi disse...

Oii
delícia de cupcakes, a receita da cobertura de ganache á testei e é maravilhosa!
beijosss

Pequenos Mimos disse...

Oie!!
Que bom que o armário já está montado, a gente fica na expectativa de ficar tudo prontinho logo né?
Você tá de quantos meses mesmo??
Obrigada pela receita, vou ver se faço o teste esse fds.
bjs

Thamiris disse...

ai ai ai.. deiiça

Juliana disse...

Eba, obrigada pela receita Cintya, vou testar no final de semana...
Ja vi que o quarto da beatriz vai ser um luxo!!!
bjus

Franciele Galantine disse...

Amiga obrigada pelo carinho de sempre, assim que o presentinho chegar eu post no blog..beijocas

MaH disse...

Não vejo a hora de poder arrumar o quarto do Vítor!
Vc é mto talentosa, fico olhando os cupcakes e as receitas e não sei se conseguiria fazer! hehehe
Beijos

Milamerlini disse...

Ai, que delicia, vou tentar fazer!!! bjussss

Meisy disse...

Ei, to ansiosa pra ver o quartinho da Beatriz! Qual tema vc escolheu?

Pronta Para Ser Mãe disse...

Hum...cupcake é uma delícia né, tenho certeza que esses ficaram divinos, valeu por compartilhar a receita conosco.

Beijão

Meisy disse...

Amei o tema, to doida pra ver! =) Obrigada pela visita, beijos!

Alê disse...

Vou esperar chá de bebê coisa nenhuma...vou fazer amanhã mesmo, tiro foto e venho aqui te contar! Aff...que desejo! rsrsrs Bjus
Não sei pq vc não consegue comentar no meu blog!
Tá normal lá...nem prvatizei pq não deu certo... Mas quero seus comentários lá... pois vai virar um livro, rs
Bjus amora.
Ale.