12 outubro 2011

Meu relato de parto

Então gente, vou falar um pouquinho sobre os detalhes do meu parto.

Desde o princípio estava 90% decidida a fazer uma cesariana, por medo das dores do parto, pela minha fraqueza em ver sangue, por medo de sofrer horas e ter que partir pra uma cesárea de emergência, enfim... admiro as mulheres que conseguem fazer um parto normal, de verdade. Mas eu não conseguiria, ainda mais depois que cheguei a 2 cm de dilatação e com contrações já bem doloridas.

Então, ao chegar na sala de cirurgia, sem olhar para os lados pra não ver um monte de coisas que me assustam (tesoura, bisturi, seringas e etc) logo fui colocada no soro. A agulha é colocada na parte de cima da mão e tinha ouvido que era a parte mais dolorida. Respirei bem fundo, fechei os olhos e me belisquei com a outra mão, pra não sentir tanta dor naquela que estava sendo espetada pela agulha. Deu certo. Doeu bem pouco.
Depois disso muitas medições de pressão, colocação de vários eletrodos e enfim a anestesia raqui.

Tinha muito medo dessa hora.
Pedi pro anestesista se ele poderia me deixar meio grogue, mas ele disse que não e que esse seria o momento mais importante da minha vida e que a mãe, numa hora dessas arranca coragem de onde não imagina.
Depois dessa lição me senti uma idiota pedindo pra ficar grogue. Esse anestesista foi muito legal, me acalmou, conversava e explicava tudo que estava fazendo e os efeitos que teria em sequência. Tudo pra eu não me desesperar com nada.

Aí chegou a hora.
Pediu pra eu sentar e me curvar bem pra frente, com os ombros bem relaxados. Pediu pra eu respirar bem fundo e soltar o ar bem devagar, ficando imóvel completamente, enquanto ele introduzia a agulha. Senti uma leve espetada e imediatamente amoleci.
Me seguraram e me deitaram novamente. Foi uma sensação engraçada e não angustiante como muitas relatam. Então o anestesista tocava na minha barriga e pedia se eu estava sentindo. Sentia que me tocava, mas estava tudo completamente dormente. Pediu pra eu tentar mexer as pernas. Nada. Até meus braços estavam um pouco dormentes. E a minha fala estava arrastada, ou seja, um pouquinho grogue eu até fiquei, mas completamente consciente de tudo que estava acontecendo.
Pronto, estava feito.

Nessa hora meu marido chegou e me senti bem relaxada, feliz, completa, mas ainda com um pouquinho de medo.
Aí meu médico começou os procedimentos. Só sentia meu corpo pra lá e pra cá. Pensei que ía cair da maca (que por sinal é hiper estreita). Não senti nada de pressão, nada de dor, nada de desconforto. Só um mexe-mexe sem fim. E eis que de repente ouço: "Parabéns! Sua filha está nascendo. Ela é linda. É a cara do papai".
(pausa pra emoção).

Logo que ela nasceu levaram pra limpar e fazer os demais procedimentos.
Só depois de alguns minutos é que trouxeram ela pra mim. Isso não achamos legal, mas fazer o que né?
Enquanto isso o anestesista foi me explicando sobre a sensação que eu teria nesse momento: sentiria dificuldade em respirar pelo nariz. Dito e feito. Isso foi bem ruim, tive que respirar pela boca durante uns 5 minutos. E só digo uma coisa: tem que ter muita calma nessa hora. Depois de uns 5 minutos passou, e eu aí, sendo costurada e mexida de lá pra cá novamente, mas sem sentir nenhum pingo de dor.

Procedimento terminado, falta de ar controlada, tudo certo e me levaram pra sala de recuperação e lá permaneci durante umas 5 horas até ir para o quarto e encontrar com o meu mais novo amor: Beatriz.

Essa foi a minha experiência de parto e garanto:
Parto cesárea não é nenhum bicho de 7 cabeças.
O essencial é ter um médico que passe confiança e um acompanhante, seja marido, mãe ou amiga que esteja junto pra apoiar e acalmar.

O resto é resto...

12 comentários:

Camila Rosa Corrêa disse...

Muita emoção né? Coloque sempre fotinhos para gte!!!
beijãooo

Julia disse...

Que bom que correu tudo bem!

Eu super recomendo cesárea, se acontecer de engraviar de novo, quro outra cesarea.

Seu relato ficou show, e realmente aúnica coisa que realmente dói é o soro, pq o resto não sentimos nada.

Beijos pra vc e pra princesa!

Anjinho disse...

Q lindo amiga, Deus vos abençoe.
Tbém me pelod e medo de parto normal..........admiro as corajosas, mas, esse ñ é meu caso.
kkkkkkkkkkkk
dpois posta as fotinhas para nós vermos.

Lu do Deninho disse...

Que delicias um parto assim tão tranquilo, e com profissionais tão competentes !

bjussss

Alê disse...

Flor, eu morro de medo é da anestesia. Nunca fiz nada assim sabe? Não fiz cirurgia nem pra unha encravada. Tenho um medo absurdo de imagina uma agulha entrando na minha coluna. Mas nesse finalzinho eu já tô me preparando psicologicamente...vai que na hora eu seja submetida a uma. Fala mais da anestesia pra mim? Dói? É na coluna mesmo? Tem que ser a raqui? Não pode ser a peridural? Não entendo bulufas... E outra agora que me desesperou: soro na mão! Eu brigo no PS pra nunca colocarem soro na minha mão. Todas as vezes estoura, começa a doer, cria um calombo e lá vão eles atrás de outro lugar pra furar. Tem que ser na mão o soro, obrigatoriamente? Adorei a do anestesista... Tu é medrosa que nem eu! Hahaha. Duas trintonas medrosas hihihi. E a cirurgia em si: é rápida? Qto tempo mais ou menos? O seu marido foi atrás da Bia o tempo todo? A partir de que hora isso deve ser feito? Morro de medo de sumirem com minha menina. Dps em outro post fale da sua sensação pós anestesia. É verdade que não pode levantar a cabeça? Qtas horas demora pra passar o efeito? Ai, chega né? Rsrsrs.. Mas tenho tantas dúvidas...e vejo que vc esponde. Um bjo em vc e milhões na Beatriz.

Tati... disse...

Ai Flor....que bom q li seu Post em relação a PARTO....
Sempre q eu abro a boca pra falar q quero uma cesariana tds me olham com os olhos ESTALADOS e já soltam: QUE ISSO, VC "TEM" QUE PREFERIR UM NORMAL...Como assim????Sempre tive medo da DOR...do SANGUE...da DEMORA...ahhhhhhhh...só pq tds falam eu TENHO q querer normal????Não msm...hehe...
Parabéns pelo post...Parabéns pela Filhota LINDA!!!!
Bjão

Isis disse...

Que bom que foi tudo bem!Parabéns pela princesinha!
Bjs

Futura mãmã disse...

Ai que bom seu parto viu :D
E agora sua beatriz linda consigoo :D

beijo e saudeee

Unknown disse...

Ah q bom q foi tudo bem.... e q a Beatriz está linda e com saúde....
bjs

Rafaela disse...

Graças a Deus que deu tudo certo!!! Sua princesa é linda!!
bjinhos!!

Ich, Hausfrau disse...

Oi amiga... eu tbem optei pela cesária e tenho certeza de que foi a melhor escolha que fiz! Foi tudo super tranquilo, inclusive a minha recuperação foi excelente! Grande beijo para vc e sua fofinha!

Ana Barbosa disse...

Ai que emocionante!!!
Também acho que cada caso é um caso, se você acreita que cesraio era melhor pra vc que assim seja, era você queme stava vivendo o SEU momento!
Graças a Deus ocorreu tudo bem e o nascimento de Beatriz com certeza foi a coisa mais importante da sua vida!!!
Muita Saude pra sua nenem!

:)