24 outubro 2011

Dificuldades na amamentação

Gente, me desculpem, pois estou em falta com as postagens e comentários nos cantinhos de vocês.
Mas está bem difícil tirar um tempo pra isso. Beatriz quer mamar a todo instante e quando ela resolve dormir durante o dia a mamãe aqui aproveita e dorme junto.

Pois bem... vou aproveitar que ela está dando uma cochiladinha aqui do meu lado e vou falar um pouco sobre as dificuldades que tive e estou tendo com a amamentação.

Beatriz nasceu numa quinta feira de manhã. Deu sua primeira mamada perto do meio dia, porém já havia percebido que a pega não era das melhores.
Fiquei no hospital até sábado de meio dia e se eu disser que ela mamou perfeitamente mais que 3 vezes estou mentindo. Ela só dormia, o tempo todo e quando chorava pra mamar era uma briga pra fazer ela pegar o peito. As enfermeiras tinham que vir ajudar e mesmo assim não obtínhamos muito sucesso. Médicos e enfermeiras diziam que era normal, que ela tinha nascido com uma reserva grande de energia e que poderia ficar até 48 horas depois do parto sem comer. Mas já tinha passado as 48 horas e NADA!
Fui pra casa no sábado meio dia e de tarde nova tentativa, sem sucesso. Resolvi tirar o leite com a bombinha e dar com mamadeira. Aí ela mamava que era uma coisa de louco.
Então o problema não era o leite e nem a falta de fome, e sim A PEGA ERRADA.
Aliás, leite é o que não me falta!

Na mamadeira estava indo tudo bem, mas eu ficava o dia inteiro em função de ficar tirando leite com bombinha. Cansa muito mais do que amamentar diretamente no peito. Fora que tem que armazenar o leite em recipiente esterilizado e depois quando ela quer mamar tem que aquecer o leite. Enfim, um empenho só!

Decidimos então que na mamadeira acostumaria ela mal e partimos pra colherzinha. Não durou muito tempo, ela não se adaptou. Tentamos com o copinho descartável de cafezinho. Também em vão.

Então fui procurar ajuda no posto de saúde e lá a enfermeira especialista em amamentação me deu algumas dicas bem superficiais, mas que me fizeram ter mais força pra não desistir da amamentação diretamente do peito.
Só que também não vi grandes resultados.

Até que tivemos a primeira consulta com o pediatra.
Falei pra ele da nossa dificuldade. Falei que achava que o problema era com os bicos dos meus peitos, que não são muito grandes. Então ele me pediu pra amamentar e me mostrou o que estava errado. Falou que leva 3 semanas pro bebê aprender bem a mamar e disse que eu não deveria desistir, que deveria ser persistente e ter muita paciência.  Me ensinou o jeito certo de segurá-la e me pediu pra eliminar o excesso de leite, pois estava começando a empedrar.
Cheguei em casa e logo fui pra um banho bem quente e lá massageei pra eliminar o excesso de leite. Foi um alívio.
A partir daí as coisas começaram a melhorar um pouco. Não está perfeito ainda. Beatriz faz um pequeno escândalo pra mamar, se debate toda, chora muito... mas quando pega no seio do jeito certo é até bonito de ver.

E quanto aos horários pra mamar não estou sendo muito rígida não.
Durante o dia às vezes dá um intervalo de 1h30, às vezes de 3 horas. Mas o normal é um intervalo de 2h a 3h e aí nós acordamos ela pra mamar.
Durante a noite dou a última mamada perto da meia noite (que às vezes se estende até depois da 1h da madruga, dependendo do escândalo dela) e depois só lá pelas 5h / 6h da manhã. Não estou acordando ela de madrugada, mesmo porque as poucas vezes que acordei ela não quis mamar e ficou me enrolando durante um bom tempo. Então acho que se ela tem fome ela vai chorar e aí eu vou lá e amamento. Simples!

Só sei que o que importa é que ela está ganhando peso.
E aos poucos nós vamos aprendendo a como amamentar de uma melhor forma.

E vocês, tiveram alguma dificuldade parecida?
Têm alguma dica pra me dar?

Beijos

14 comentários:

Cris e Marcelo disse...

Oie!!!

Acho que quase todas nós passamos por isso!!! Postei no meu blog os perrengues que passei com a amamentação e alguns deles, passo até hj!!! Toda hora tenho que ajeitar o pequeno pq até hj ele pega errado as vezes!!! Aff! Dá uma lida nos meus posts sobre amamentação:

http://somos3agora.blogspot.com/search/label/Amamenta%C3%A7%C3%A3o

beijoconas!!!

Talita disse...

Isso da pega realmente é o fundamental. Você costuma fazer uma "preguinha" com a mão na hora dela pegar o bico?
Eu seguro a Larissa com o braço do mesmo lado do seio que vou dar, com a barriguinha dela encostada na minha. Com a outra mão faço com que ela pegue o bico e se pegar errado já tiro (a boquinha tem que ficar de peixinho, toda abertinha).

Tem alguns sites de incentivo a amamentação que ajudam bem, se o negócio continuar tenso vale até voltar no hospital que você teve e pedir ajuda!

Beijos e que comece a ficar tudo mais tranquilo!

Tati... disse...

Flor...espero por post's sobre amamentação em tds os blogs...Amamentar é um dos meus maiores medos...Ou melhor NÃO CONSEGUIR amamentar...hehe...
Eu não tenho nada de BICO em nenhum seio...e faço MIL massagens pra ver se o bico sai, mas até agora não obtive muitos resultados...Eu sei q vc está cheia de duvidas (ainda) mas eu queria perguntar só se seu seio tem boco...como é...ahhh...essas coisas....rsrsrs...
Espero q o seu *probleminha* se resolva logo....
bjbj

Thania disse...

Olha, eu nao tive problema na amamentação graças a Deus...Anna pegou o bico logo q nasceu, mas eu te entendo e concordo q nao deve desistir nao!
Eu na gravidez nao fiz preparação alguma pra amamentar, nem buxa eu passei...rs...
Nao estipule horarios mesmo...bebe q mama no peito nao precisa de hr, nao por enquanto!!!! de peito em livre demanada, é a melhor coisa q vc faz mesmo!
A rotina e os hrs vem depois, com o tempo!

Beijos

Josiane Caetano disse...

Parabéns por continuar tentando, firme e forte! Valerá a pena! Eu tive bastante problemas com seios rachados e empedrados, fora que demorou para descer de vez o leite, pensei que minha filha ia morrer de fome...mas, se fosse para voltar no tempo, faria tudo de novo! Não há nada melhor para um bebê que o nosso leite!

Rafa Oliveira disse...

Eu tbm tive dificuldades, o meu foi que o rafa pegava errado e me machucava toda, dai depois de um tempo ele ficou normal!!
Bjinhus....

Anjinho disse...

Amiga,louvados eja Deus q vc tem leite a vontade.
Qnt a pega, creio q isso é só questãod e tempo, vc vai ver.
E ainda bem q ela ñ acorda a noite, pois tem mães q ñ sabem o q é dormir.
rsrsr
bjokas e posta fotinhas.

Rose disse...

Bom eu não sou mamae, mas eu vou palpitar...kkkkk

Sempre acompanhei bem de perto a amamentação de meus sobrinhos...o q não é pouco...tenho 8 sobrinhos.
E não vi...e nem soube q nenhum deles pegou o peito logo de primeira...sempre foi assim...essa labuta até conseguir amamentar de forma q o bebe e a mamãe estivesse confortável e tudo fluindo bem, logo o q pediatra disse...tem sentido...demora-se um pouco para tudo se encaixar, por tanto amiga não desista....até hj não vi nenhuma mamae q disse...ahhh nao tive problema para amamentar...Sempre tinha uma coisa ou outra...ou achava-se q tinha pouco leite...ou achava-se q o bebe estava com fome...ou o bico do seio ficava em carne viva...ou o seu caso...a " pegada da Bia no bico" Ou seja....sempre se tem uma dificuldade.

Então baseado nesses relatos e nessas experiencias q eu precenciei....logo ja sei q quando chegada a minha vez....vou sofrer para amamentar, mas saberei q com todas foi assim.

Então lindona....não desistir é o q importa, e como vc disse Bia esta engordando...isso é otimo!

Bjokinhas em vc e na Bia

O Apê de Nós Três! disse...

Essa é uma dificuldade de muitas mulheres..Acho que está fazendo bem em não desistir, pois os benefícios da amamentação vão muito além do teor saudável do leite, o contato corpo a corpo proporciona um estreitamento do vínculo entre mãe e bebê muito importante, enquanto sua fofa mama, sua mentizinha vai construindo as primeiras impressões sobre o mundo que a rodeia, pois nesse momento vc é o mundo dela!!!
Palavra de psicopedagoga!!
Bjinhos querida e que papai do céu continue abençoando vcs!!!

Ich, Hausfrau disse...

Eu tbem tive muitas dificuldades para amamentar e no meu caso a Luisa não quis saber de pegar o peito, mesmo mamando certinho! Ela começou a perder peso e ficar fraca, no desespero eu tirei o leite e dei na mamadeira e é assim até hoje... muito mais do que amamentar, eu preferi ver minha filha com saúde do que vê-la do jeito que estava... bjos e tudo de bom aí pra vcs

Juliana disse...

Acredita que não tive problemas com isso, Sara pegou o peito de primeira, e até hoje tem mamado direitinho...Mas não desiste não...força ai ...bjus

Grauce disse...

Olha, o Junior levou pouco mais de um mês pra pegar corretamente. Também fazia o maior escandalo porque tinha fome e não conseguia.

Sobre os seios cheiros de mais... Eles atrapalham um pouco a pega. Quando você ver que estão cheios demais, tire um pouco e depois amamente. Isso irá te ajudar bastante.

Um beijo pra vocês!

Rose disse...

Obrigada pela torcida Cintya!

Mas me diz...como esta a Bia? E ela ja ta pegando melhor o tete?
Bjokinhas

♥♡Sheilinha♥♡ disse...

Oi linda! Bom, eu graças a Deus não tive problemas com a amamentação. a Isabella pegou bem desde o começo, ela mama muito, meu leite não empedrou e o bico dos seios não racharam, o pessoal da maternidade me ajudou bastante. Mas sei que não é todo mundo que tem essa sorte, minha cunhada por exemplo teve a mesma dificuldade que vc, mas a solução é não se desesperar e ter muita, muita paciência e perseverança. No caso dela, ela não teve, e resultado: teve que dar Nan, isso na quantidade errada diga-se de passagem, meu sobrinho tmb era mto esfomeado, só que temos que policiar isso pois às vezes o bebê não sabe a hora de parar, só quer sugar mas já está saciado e depois acaba vomitando. Não sei se tem alguma coisa a ver, mas o meu sobrinho tem refluxo. E até agora ela tem a maior dificuldade pra voltar ao peso [coisa que a amamentação ajuda bastante]. Por isso eu te aconselho a não desistir. Tenho certeza que vai dar tudo certo, amiga, não desista.
Ah! minha pediatra falou que não precisa acordar o bebê pra mamar, pois quando estão dormindo eles não sentem fome..segue a dica. Bjos e fikem com Deus.