13 julho 2010

Histerossalpingografia

Histe oq? Só pelo nome já dá medo. Depois de muitas pesquisas e de 1 mês adiando esse exame resolvi que já era hora, afinal se houvesse algo de errado comigo era bom que eu descobrisse logo pra tratar o quanto antes.
Chegou o dia e eu estava uma pilha de nervos. Minha mãe me acompanhou ao hospital e assim fiquei um pouco mais tranquila. A propósito, tenho PAVOR de hospital. Só de entrar e sentir aquele cheiro de álcool e medicamentos já fico tonta.
Enfim, depois de assinar um termo de responsabilidade que só assusta a gente fui pra sala de espera. O exame começa: Primeiro passo: Em posição ginecológica deita-se na maca gelada de radiografia e uma pinça é introduzida e agarra o útero. Essa é a parte que mais doeu em mim, isso porque simplesmente o útero teve que ser pinçado 3 vezes, pois a médica não conseguia mantê-lo pinçado. A dor é como a de uma forte cólica. E eu, como nunca tive muita cólica senti bastante. Segundo passo: É introduzido o contraste (iodo) que percorre as trompas. Não senti nada. Terceiro passo: Após a introdução do contraste são realizadas radiografias para saber se esse contraste está percorrendo as trompas e as mesmas estão desobstruídas .
O exame não dura mais que 10 minutos.

Não foi tão assustador como muitas pessoas falaram, mas não posso dizer que é tranquilíssimo, sem dor nenhuma.

O bom é que minhas trompas estão ótimas, totalmente livres.
Então já é uma coisa a menos pra se preocupar.
Quem tiver que fazer esse exame eu digo: Vá e faça de uma vez, e não fique procurando experiências na internet, pois as sensações são muito diferentes de mulher pra mulher.

Nenhum comentário: