01 novembro 2016

Desmame do segundo filho

Olá pessoal!
Acho que um dos assuntos mais polêmicos da maternidade é a amamentação e nisso incluímos o desmame. Por que né? Muitos palpites, intromissões, bolas fora! Enfim, todo mundo acha que sabe mais que a mãe. A mãe pode até não saber mais, mas sente. E é esse sentimento que faz com que ela saiba exatamente qual é a hora do desmame.

Pode ser que a sua hora tenha sido logo aos 6 meses de amamentação ou pode ser que tenha sido aos 2 anos e 1 mês, como foi o meu caso.
Siiim! Há exatos 2 anos, 1 mês e 5 dias iniciei o processo do desmame. Resolvi que tinha que parar, por vários motivos: estava tomando medicação, estou querendo fazer mamografia e o principal, estou precisando, necessitando urgentemente que meu filho durma a noite toda.
Então sábado à noite, de uma hora pra outra resolvi fazer. Lembrando que ele estava mamando somente de noite.
Passei um batom bem vermelho no peito e na hora que ele pediu pra mamar mostrei e disse que estava dodói.
(PAUSA: se você acha isso traumatizante e uma coisa errada de se fazer com um filho por favor leia o desmame da Beatriz, que foi parecido e garanto, até hoje ela lembra com carinho da amamentação e não como algo traumatizante).
Continuando...
Ele olhou pro peito, repetiu que estava dodói, olhou pro outro, disse que acabou. Deitou. Levantou, apontou pro peito dodói, apontou pro peito que acabou... deitou. Choramingou. Pediu colo. Deitou, pediu a mão e dormiu. Dormi com ele.

Na segunda noite, domingo, mesmo processo. Dessa vez não chorou, mas ficou repetindo muito que o "titi tava dodói", inclusive para ouras pessoas da casa. Dormiu com a gente na cama e acordou somente às 5 horas choramingando porque tinha perdido a chupeta.

Na terceira noite choramingou um pouco pedindo "titi", expliquei novamente, mostrei o dodói e ele entendeu. Dormiu agarrado em mim. Dormi com ele. Não acordou de madrugada.

Hoje é a quarta noite. Agora não tem mais volta.
Se sofro? Sim, muito. Dá muita vontade de voltar atrás. Dá peninha. Dá saudades...
Mas sei que vai ser melhor pra todos. Já está sendo, visto que ele já está dormindo mais tempo seguido. (Pra quem não sabe o Lucas acordava várias vezes de madrugada. Às vezes 4 acordadas, chorando muito).

Lucas é um menino muito carinhoso e que adora contato físico, então acredito que muito carinho e chamego nesse processo vai facilitar as coisas.

Torçam por mim! Pra que eu aguente firme na minha decisão! E pra que Lucas sempre saiba que a mamãe está do lado pra dar todo amor e carinho que ele necessitar.



Beijos

Um comentário:

Cláudia Leite disse...

Força aí!!!
Que delícia que Lucas teve o teté dele por um bom tempo!
Quando as coisas ficam pesadas para nós, é preciso mesmo avaliar e pensar no desmame, especialmente se eles já possuem uma alimentação estabelecida.
Aqui Isadora com 23 meses, pensei várias vezes no desmame, mas ainda não me decidi certamente. Nos últimos tempos ela mudou de escola, mudou a rotina, então dei mais um tempo, uma coisa de cada vez.
Bjão em vcs!!