15 abril 2013

Conselho sobre desmame

Hoje venho aqui pra pedir conselhos.

Se você acompanha o meu blog há pelo menos 1 ano e 6 meses sabe que a amamentação, no início, foi bem complicada pra mim.
Sabe também que logo ela se transformou em um momento de prazer, de troca de carinho, de cumplicidade.
E mais ainda: sabe que a Beatriz, no alto de seus 1 ano e 6 meses de fofurice continua querendo as peitcholas, e muito.

Pois bem...
AMO amamentar.
E então, onde está o problema?

O problema é que necessito (vejam bem: "NECESSITO" e não "GOSTARIA") de tirar "a", ou no caso em que nos encontramos "AS" mamadas da madrugada.
A mamis aqui precisa urgentemente começar a dormir noites inteiras, nem que seja da meia noite até 07h.
Mas o importante é não haver interrupções. Mãe sofre, pai sofre e filha sofre também.

Não sei se são os dentes, a rinite ou tudo junto e mais um pouco. Só sei que faz muuuito tempo que ela não dorme direito. Vai dormir cedo, tipo umas 20h30. Quer dizer... adormece cedo. Sim! Porque ela tem que mamar nas tetas aqui pra pegar no sono. Mas até aí eu não me importo. Ela mama uma média de meia hora e cai num soninho gostoso, que parece que vai até de manhã cedo. Que nada! O sono dura de 2 a 3 horas e aí ela cai nos berros, fica em pé na cama e quanto mais demoro pra ir lá mais o choro vai aumentando de volume e intensidade.
Me rendo. Amamento pra ver se dorme porque já não aguento mais os gritos (e acredito que os vizinhos também).
A criança dorme, como um anjo. E depois de 2 a 3 horas acorda de novo e tudo se repete.
E assim são as nossas noites.
OU SEJA: ela está fazendo meu peito de chupeta.
Às vezes até acho que é fome ou sede, pois ela praticamente faz a última grande refeição na creche às 16h30. Depois disso é muito difícil fazê-la comer. Ela belisca umas coisinhas, mas nada que possa ser chamado de refeição. Acho que minha filha vive de luz, só pode.

Mas voltando...
Minha gente: são 1 ano e 6 meses de várias acordadas madrugada adentro.
Lógico que tiveram noites boas, mas essas posso quase contar nos dedos.

E então?
Qual é o primeiro passo pra esse desmame noturno?
Como foi com vocês?

MIAJUDEM!

6 comentários:

Unknown disse...

Depois que começou nascer dentinhos minha pequena nunca mais dormiu como antes kkkk quase sempre acorda.... e eu me rendo e ela vai pro meio.... paguei minha lingua,... mais preciso me manter acordada durante o dia kkkk
bjs

Anônimo disse...

Será que ela não teria que jantar mais uma vez em casa? Tipo lá pelas 19:30... e depois tomar um mamá antes de dormir...
Aqui eu faço assim. Nina janta duas vezes: uma na escola as 16:30 e outra as 19:30... e toma uma mamadeira antes de dormir, lá pelas 10:20, 21 horas... e ela vai até as 2, 3 da madruga... acorda, toma outra mamadeira e dorme até de manhã (isso é o normal dela... salvo quando está incomodada com algo...).
Eu acho que o LM faz a digestão mais rápido, então ela sente mais fome... era assim aqui quando eu dava LM.
A NIna não quis mais LM aos 8 meses, então é só na mamadeira por aqui.
Bjos e boa sorte!
Bibi

Ana Paula Azevedo - disse...

Então, eu sempre acompanho o seu blog, mas hoje resolvi escrever tb hehe
O meu bebê tem 1 ano e 5 meses, eu tive uma micose no seio devido ao calor e a dermatologista me orientou a desmamar o Bernardo porque ele poderia pegar a micose também e com ele, ela seria mais agressiva.
Comecei trocando um bocado de coisas. O banho que era antes de dormir, passou a ser dado as 6. As 19:30hrs ele janta o mesmo que almoça, toma suco de frutas e brinca com os avós enquanto eu vou pra faculdade. Quando eu volto, eu fui substituindo o leite que ele toma antes de dormir, era o peito, agora eu faço um copo de transição ou de treinamento, como queira chamar, de aptamil 3. Ele toma enquanto eu troco a sua fralda e coloco o pijama. Aí escovamos os dentes, desejamos boa noite ao papai e aos bichinhos de pelúcia dele (rsrs) e deitamos juntos num colchão no chão, de casal. A gente reza pro anjinho da guarda, ele me abraça, eu canto musiquinha, faço carinho nos cabelos e logo ele pega no sono. Não adianta fazer ele deitar na marra, as vezes ele precisa andar ao redor do colchão até resolver deitar.
Quando ele acorda, esporadicamente, no meio da madrugada, eu pego ele no colo, vou até a cozinha e ofereço um pouco de água, aí volto com ele pro quartinho, e deito novamente no colchão até que ele adormeça.
No começo foi difícil, pois ele gritava bastante quando percebia que não iria mamar. Mas aos poucos, conversando, ele foi se acalmando e logo foi relaxando...
Força na peruca! hehehehe

Aninha Teixeira disse...

OLá...difícil, né? O meu é exatamente como ela...ele ainda acorda a noite pra dar uma mamadinha básica, tem dias que 1 vez, 2...depende!!!
Eu acostumei com essa rotina noturna louca e não teve jeito, ele acabou na minha cama...assim eu consigo dormir mais, ele me procura, pede o tete, pega um pouquinho e dorme de novo rápidinho!
Imagine na hora de desacostumar isso tudo?
Ahhhhhhh amiga, eu entro em desespero quando ele acorda berrando e não pára! Me dá uma agônia!!!
Coloquei na minha cabeça que até os 2 aninhos, vou aguentar firme e forte o mama, eu amoooo amamentar mas estou cansada, tenho que estar a disposição sempre pois ele tbm é louco pelos Tetes dele!!
Evito pensar no desmame, não sei quem vai sofrer mais!!!
Acredito que nós precisamos em primeiro lugar, estar prontas para essa nova fase e ai sim, começar!
Vai tirando aos pouquinhos e não vai ter jeito, não tem como fugir dos choros, né?
E olha, o Arthur troca qualquer refeição pelo leitinho dele, coome nada....só belisca rs igualzinho!
Isso melhora quando desmamar, né?
Boa sorte, depois vem contar como anda fazendo...pra me preparar quando chegar minha hora!!!
Beijinho em vcs

Elaine Poubel disse...

Oi Cintya, a minha pediatra me aconselhou o seguinte, não dar o mama na madrugada, dar um chá na mamadeira ou água, eu fiz e deu certo. Quando parei de amamentar foi muito tranquilo, fiz quando meu bebê completou um ano e simplesmente parei de dar, acredita que ele nem ligou, mama a mamadeira e nem liga. Ainda bem senão meu sofrimento ia ser mega. Vai aos pouquinhos fazendo essa troca. De repente ajuda. Bj

Unknown disse...

Nós fizemos assim: Quando JM acordava pra pedir o peito e fazê-lo de chupeta, meu marido acordava e ficava com ele no colo até ele dormir. Às vezes ele chorava, mas meu marido perseverava com ele e com toda paciência e deu certo. Me menos de 1 semana e JM já começou a dormir a noite toda.
Nós pedimos a orientação da pediatra e foi essa dica que ele nos deu.

Bjus e obg por seu comentário no meu post sobre amamentação.

Genis/MR