19 dezembro 2012

Pra você, é estranho?

É estranho...Antes de engravidar ouvia e lia muita coisa sobre amamentação, desde relatos até entrevistas com pediatras.Só encontrava histórias bonitas, motivadoras, recomendações para amamentar até os 2 anos, se possível.

Recomendações da OMS, extraídas do site www.leitematerno.org:


Desde 1991, a Organização Mundial de Saúde, em associação com a UNICEF, tem vindo a empreender um esforço mundial no sentido de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno.As recomendações da Organização Mundial de Saúde relativas à amamentação são as seguintes:
·         As crianças devem fazer aleitamento materno exclusivo até aos 6 meses de idade[1]. Ou seja, até essa idade, o bebé deve tomar apenas leite materno e não deve dar–se nenhum outro alimento complementar ou bebida.
·         A partir dos 6 meses de idade todas as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e manter o aleitamento materno.
·         As crianças devem continuar a ser amamentadas, pelo menos, até completarem os 2 anos de idade.

Então...
é estranho... você engravida, faz um p*** esforço pra conseguir amamentar, perde inúmeras noites de sono pra nutrir seu bebê com o que há de melhor pra ele, se doa, cria um vínculo de amor que só quem amamenta consegue explicar... e isso durante 6 meses... um ano... um ano e meio... dois anos...se achando a super mãe!

E quando alguém lhe pergunta: "Você ainda amamenta?"
Você responde toda orgulhosa: "SIMMMMM!!!"

E o que recebe em troca? Um olhar de estranheza, de reprovação.

Não dá vontade de dar na cara?

Sério.
Eu NUNCA ouvi alguém (fora a minha família) me dizer: 
Nossa, que lindo que você ainda amamenta!
OU
Poxa! Parabéns pelo seu esforço!
OU 
Que super mãe é você!

E mostrar os peitos na tv, na revista, fazer topless na praia, sair pelada no carnaval... 
ISSO SIM É NORMAL, NÉ?

6 comentários:

Josiane Caetano disse...

Pois é: parece que ninguém lembra da função biológica dos seios, a amamentação, só lembram da do aspecto sexual. E acredito que muita gente que olha torto quando alguém afirma que ainda amamenta porque tem aquela ideia que : " Coitada, ainda não conseguiu tirar o leite da criança." Nem passa pela cabeça destas pessoas que a amamentação prolongada pode ser uma escolha.
Vai entender.Pena que não pude fazer parte deste time, o das " prolongadoras" rs

Cláudia Leite disse...

incrível isso não?
Mesmo conhecendo (porque a informação hoje chega à qualquer um) das inúmeras vantagens de se amamentar e tal, as pessoas ainda acham uma mãe que amamenta até tarde uma "fraca", que não consegue tirar o bebê do seio.

O leite materno é maravilhoso, e o momento amamentar é uma delícia, quer vínculo maior que esse neh?
Pena que mesmo com remédio, eu amanetei pouco, mas era muito gostos, lembro do soninho que me dava, da calma que trazia pra minha pequena, era uma delícia!

Bjjjjjooooo!!!!!

Val disse...

apoiada 100% master!!! Por aqui, ate bebe eles acham estranho amamentar! Um absurdo!!!

Aninha Teixeira disse...

Parece coisa de outro mundo. Sabe de uma coisa, acho que muita mulher tem é inveja kkkkkkk sério mesmo!
Eu tbm sinto maior orgulho, nunca dei uma mamadeira pro Arthur e vou prolongar sim, ahhh passa tão rápido, vamos aproveitar e dar mama pros nossos bebês é maravilhoso e nosso leitinho é o melhor que podemos oferecer!
E tô nem ai pra cara feia! Meu filho mama mesmo minha gente e com todo amor do mundo!
Gente doida rs
Beijos

Rafaela disse...

MInha pequena só tem 6 meses, e o povo já tá perguntando qdo eu vou desmamar ela... que ela tá cheia de maninas, pq só quer o peito...
Que meu leite não a sustenta, e etc....

Mas não existe vinculo maior que estabelecemos com nossos bebÊs do que amaamentar. E outra não é facil e devia ser admirado mesmo, pena que ainda exista muita gente que pense errado.
Bjs!

Anônimo disse...

Cintya, oi!
Depois de toda uma gravidez sendo julgada (ou pelo olhar ou por frases "infelizes" dos outros) a gente acha que fica craque... mas nunca é fácil.
Eu sou nutricionista e compreendo com um olhar mais crítico as orientações da OMS. A orientação do aleitamento materno por 2 anos ou mais é feita dentro de um contexto mundial, ou seja, nós vivemos em um mundo que a grande maioria das pessoas não tem acesso a uma alimentação adequada, nem sempre por escolha, na maioria das vezes por falta de recurso, mesmo. Os 2 primeiros anos de uma criança são decisivos para a sua sobrevida, eles vão marcar a história clínica e fisiológica dessa criança para sempre! A maioria das crianças do mundo todo que são desmamadas antes dos 2 anos, não começam a ingerir um substituto suficientemente nutritivo para o leite materno (LEMBRANDO: nada consegue ser tão saudável quanto o leite materno!). Por isso é muito importante incentivar esse aleitamento por mais tempo, como a OMS faz há anos.
O que eu acho é que mães deveriam julgar menos. Pelo menos, expor menos os seus julgamentos hehe! É complicado criar um ser humano se preocupando o tempo todo em fazer o certo. Por exemplo, muita gente critica o leite não humano, mesmo quando ele é realmente a última opção para uma mãe que não consegue amamentar. Eu mesma criticava (como nutricionista) as mães que não amamentavam seus bebês, até que comecei a amamentar a minha filha e ver que o negócio, no começo, é punk demais!
No meu caso, me programei em desmamar a Isabel quando ela fizer 1 ano. Escolha pessoal que eu acredito que vai ser mais saudável para nós duas. A Isabel tem 11 meses, aceita o Nan na mamada da manhã desde os 6 meses (no começo, foi estressante), se alimenta bem, não ingere açúcar ou doçuras, sou eu quem faz a comida dela - sempre caseira - da maneira mais equilibrada possível. Eu entendo a importância disso porque trabalho há quase 10 anos na área. É óbvio que ninguém precisa ser nutricionista para alimentar bem o seu bebê. Basta se informar nos lugares certos que fica fácil aprender.
Digo isso porque existem tantos erros nutricionais cometidos por mães que amamentam bebês maiores de 1 ano que se eu fosse listar, dar o peito ou não, seria o menor deles!
Vivemos numa sociedade mais preguiçosa, acredito. Eu mesma acho que muitas vezes dou o peito mais para acalmar a Isabel do que para alimenta-la (gente, sabe como é, é duro disciplinar). Essa “preguiça” se estende pra dieta, com certeza! Olha o mundo de produtos industrializados cheios de compostos químicos, sal e açúcar, disponíveis e prontos para o consumo!?!
Pra finalizar esse texto gigante (no qual eu exponho minha opinião pessoal), a Bel teve a primeira gripe da vida dela por esses dias. Ficou chorosa e não queria comer. Qual foi a única coisa que ela aceitava? Meu peito, claro. Ufa. Mesmo assim, por mais que eu tenha tido uma história feliz de amamentação, mantenho minha decisão do desmame no primeiro ano (me deseje sorte!) pois existe muita coisa envolvida nessa relação tão legal e uma delas sou eu.
Beijos e relaxa, viu? Você está amamentando bem, se sente feliz e a tua filha também. Isso que importa :)

Dani