17 agosto 2011

31ª Semana - Informações sobre Amamentação

Hoje entramos na 31ª semana.
Geeente, não parece que passou tudo isso! Sério!
A gravidez é um momento tão sublime, que temos que aproveitar cada acontecimento com intensidade, porque num piscar de olhos tudo terá passado.

O momento mais esperado se aproxima e a ansiedade e curiosidade só aumentam.
Fico pensando em tudo: no parto, se sentirei dores, se virá na hora certa, ou antes, ou depois, na carinha que a Beatriz vai ter, se ela vai puxar o pai ou a mãe, se vai ser uma misturinha perfeita de nós dois, se vai ser chorona ou tranquila... penso muito também na recuperação do parto, na amamentação, se vou dar conta de tudo, se vou saber educar da maneira que hoje considero a mais correta... são muitos pensamentos...
Mas uma certeza eu tenho: tenho um homem que me completa, me ajuda, me entende e vai estar ao me lado participando de todos esses novos acontecimentos nas nossas vidas. E isso me dá tranquilidade!

Bem, sobre o Curso de Gestante, nas últimas 2 aulas aprendemos um pouco sobre a amamentação.
Abaixo colocarei algumas informações que acredito serem importantes para todas as futuras mamães (e papais):

AMAMENTAÇÃO
- 87% do leite humano é composto de água, cerca de 7,5% de açúcar, 4% gordura e 1,5% proteína
- Bebê que mama no peito tem 18 vezes menos chances de ter diarréia.
- Crianças que vão na creche tem 8 vezes mais chances de adoecerem do que as que ficam em casa com a mãe.
- Não é aconselhável dar mamadeira com o bebê deitado. Isto pode ocasionar otite, já que a garganta tem ligação direta com os ouvidos.
- Ao mamar no peito o bebê faz a ordenha do peito, o que, quando feito da maneira correta não deve ocasionar nenhuma dor, desconforto ou fissuras nos seios. E quando o bebê mama na mamadeira ele faz a sucção, movimentos totalmente diferente.
- Mãe que amamenta exclusivamente seu bebê (sem água, suco e chá) consegue perder cerca de 500gr por semana, a partir da 4ª semana de vida do bebê, ou seja, 800 kcal por dia.
- Na hora de amamentar é importante apoiar o pescoço do bebê e não a cabeça. A cabeça deve sempre estar alinhada com o corpo dele e nunca virada de lado. O queixo deve estar encostado no peito, a boquinha em formato de peixe, bem aberta abocanhando boa parte da auréola. Se o bebê estiver fazendo barulhos com a boca, como o estalar da língua aé porque algo está errado. O único barulho que se escuta em um mamar certo é o de "engolir" o leite.
- Sinais de que o bebê está mamando a quantidade suficiente: a partir do 7º dia de vida 6 micções por dia, evacuação líquida, sono normal, mãe sem dor nos seios.
- Depois de cada mamada a mãe não precisa hogienizar os seios. Basta apenas secar e fazer a higiene normal no banho.
- Nunca colocar compressa quente nos seios. Caso os seios estejam empedrados, inchados, doloridos, deve-se colocar uma compressa fria (água de torneira mesmo) por uns 15 minutos.
- A mãe que trabalha fora tem direito de dois períodos de 30 minutos por dia para amamentar, até que o bebê complete 6 meses de vida.

Em tempo:
essas últimas 2 noites foram as piores até agora.
Achar uma posição confortável está cada vez sendo uma tarefa mais difícil. A falta de ar está começando... nariz entupido... enfim...acordo como se não tivesse dormido nada!

Pois é... acho que só vai piorar...

Beijos

10 comentários:

Dani disse...

Bom dia flor!

Amamentar parece ser tão mais complicado do que colocar o pequeno pra chupar a gente né? haha eu fico pensando se vou conseguir tirar de letra;
Tenho todas os medos que você citou em cima, PRINCIPALMENTE o parto. Esse aí merece um post exclusivo, sou cagona demais pra dor e escolher um PN ou PC não é uma opção agora. Bem, espero perder a cisma até o Pedro chegar, haha.
Estou com 5 meses e pra dormir já tô assim também. A única posição que eu acho mais confortável é de barriga pra cima e o médico disse que não pode, que eu vou sentir mais dores e é pra tentar ficar o máximo possível de lado. Tá um terror acordar toda madrugada!

Comecei meu blog ontem, estou te seguindo, tá?
Beijos, boa semana!

Isis disse...

É flor amamentar é uma arte.E vamos ter que saber adimnistrar certinho!
Bjs e parabéns por mais uma semana.

Unknown disse...

Adorei as dicas... esse curso foi realmente muito bom ne
bjs

Anônimo disse...

Amiga penso nisso tudo tbm e tenho certeza q ele vai chegar logo depois que q completar 37 semanas.
Tenho medos tbm, mas sempre me acalmo..beijocas minha e do João

Marthinha disse...

pois é, só saber q ele tá bem já me sinto bem...

bjos e obrigada pela visita lá no meu blog.


:)

Bealtifull Day. disse...

sim sim...uma bela mistura amiga, adorei o lyout com as fotos!

uM BEIJAO

Cintia Fernandes disse...

ai Flor, vc dará sim conta de tudo! tow com sorte pois até agora durmo tranquilamente a noite inteira. tirando as vezes que levanto pra ir ao banheiro, hehe

Ju disse...

Boa tarde! Estou passando para divulgar a seção "Detalhes de um chá de bebê perfeito" do meu blog. Dicas, links úteis e outras coisas para ajudar as futuras mamães a planejarem o chá de bebê dos sonhos.

Caso tenha interesse, aguardo sua visita!

Beijosss...

Rose disse...

Obrigada Cy......é vou ter paciência....e persistir....
bjus em vc e no bebe.

Karoline Fernandes disse...

Oi Cintia tudo bom?

Recebi sua solicitação de orçamento referente as caixinhas de bem nascido com a chupetinha de crital, preciso saber seu e-mail para que eu possa enviar.

Abraços

Karoline Fernandes